PW.SATI - Nota 005135

Módulo: OBRIGAÇÕES MUNICIPAIS

Funcionalidade: Gerar Arquivo Magnético

Data/Hora da Publicação: 22/09/2014 13:55:57

Data/Hora Última Alteração: 06/10/2014 19:43:10

Descrição da Nota: RIO DE JANEIRO - RJ - Registro 40 - Declaração de Notas Convencionais Recebidas. Tratamento efetuado para identificar os lançamentos de serviços tomados isentos, através da informação cadastrada nos Códigos de Benefícios.

Descrição

 

Melhoria efetuada no arquivo para identificar os lançamentos de serviços tomados de ISS com isenção de tributação e assim demonstrar a opção 03-Operação Isenta, no campo tipo de tributação do serviço.

 

De acordo com a Nota 004861 foi considerada a opção 03, Operação Isenta, para os lançamentos com Impostos zerados indevidamente.

 

A melhoria consiste em considerarmos a opção 03 apenas para os lançamentos em que estiverem com o Cod. Benefício preenchido.

 

Para efetuar a manutenção no COD. BENEFICIO, orientamos a utilizar os filtros disponíveis na tela de ISS-Complementar Informações para selecionar os lançamentos.

 

O campo COD.BENEFICIO também está disponível na tela de Manutenção de Lançamentos, na aba Dados do ISS, sob o nome de Cód.CFPS.

 

O sistema irá gravar a informação do campo COD. BENEFICIO nas posições 687 a 689 do arquivo magnético. Orientamos que os Códigos de Benefícios informados deverão obedecer a uma lista de Benefícios divulgada pela Nota Carioca.

 

Esclarecimentos das melhorias efetuadas nas regras para identificação do campo Tipo de Tributação de Serviços, demonstrados nas posições 615 a 616, a saber:

  • 01 – Tributação no Município
  • 02 – Tributação fora do Município
  • 03 – Operação Isenta

 

Quando a forma de geração da Obrigação for por Filial

  • Será gravada a opção 01, quando o lançamento estiver com o campo Código de Benefício em branco e o Imposto for zero ou maior do que zero.  Para a Apuração do ISS por Filial, não é exigido o preenchimento do Local de Prestação, portanto para a geração da Obrigação Municipal também por Filial são considerados todos os lançamentos do período e gerada a Obrigação para o leiaute do Município da Filial e se todos os lançamentos estiverem com os locais de prestações em branco será considerado o Município da Filial.
  • Não deveria ser gravada a opção 02-Tributação fora do Município, pois a geração por Filial considera que todos os serviços foram prestados para o Município da Filial.
  • Será gravada a opção 03, quando o lançamento estiver com o campo Código de Benefício preenchido. A Obrigação Municipal exige o Código de Benefício para operação com isenção de Imposto de ISS, por isso, efetuar a manutenção dos lançamentos, na tela de ISS-Complementar Informações, caso tenha lançamentos com isenção e que será necessário informar o Código do Benefício.

 

Observar que a geração por Filial possui dois tipos de seleções dos lançamentos, a saber:

  • Por Filial – considera todos os lançamentos da Filial e gera a Obrigação para o leiaute do Município da Filial.
  • Por Local de Prestação – considera apenas os lançamentos com local de prestação igual ao Município da Filial e gera a Obrigação para o leiaute do Município da Filial.

 

Quando a forma de geração da Obrigação for por Local de Prestação

  • Será gravada a opção 01, quando o lançamento estiver com o campo Código de Benefício em branco e o Imposto for zero ou maior do que zero. Para a Apuração por Município, ou seja, por Local de Prestação, é exigido na Interface o preenchimento do Local de Prestação, portanto para a geração da Obrigação Municipal por Local de Prestação, os lançamentos da Filial são agrupados por local de prestação e as Obrigações são geradas de acordo com o Município de cada local de prestação e se todos os lançamentos estiverem com os locais de prestações preenchidos serão sempre considerados tributações dentro do Município do leiaute em questão.
  • Não será gravada a opção 02, pois a geração por Local de Prestação considera o agrupamento de lançamentos com mesmo local de prestação.
  • Será gravada a opção 03, quando o lançamento estiver com o campo Código de Benefício preenchido e o Imposto for zero ou maior do que zero. A Obrigação Municipal exige o Código de Benefício para operação com isenção de Imposto de ISS, por isso, efetuar a manutenção dos lançamentos, na tela de ISS-Complementar Informações, caso tenha lançamentos com isenção e que será necessário informar o Código do Benefício.

 

Quando a forma de geração da Obrigação for por Matriz

  • Será gravada a opção 01, quando o Imposto estiver maior do que zero. Para a Apuração por Município, ou seja, por Local de Prestação e Fechamento igual a Município, é exigido na Interface o preenchimento do Local de Prestação, portanto para a geração da Obrigação Municipal por Matriz, os lançamentos da Matriz são agrupados por local de prestação e as Obrigações são geradas de acordo com as seleções dos Municípios desejados e assim todos os lançamentos com os locais de prestações preenchidos serão sempre considerados tributações dentro do Município do leiaute em questão.
  • Não será gravada a opção 02, pois a geração por Matriz considera o agrupamento de lançamentos com mesmo local de prestação.
  • Será gravada a opção 03, quando o lançamento estiver com o campo Código de Benefício preenchido e o Imposto for zero ou maior do que zero. A Obrigação Municipal exige o Código de Benefício para operação com isenção de Imposto de ISS, por isso, efetuar a manutenção dos lançamentos, na tela de ISS-Complementar Informações, caso tenha lançamentos com isenção e que será necessário informar o Código do Benefício.

 

Importante:

O sistema considera a informação do Local de Prestação ou Local de Retenção do Imposto os campos destacados abaixo:

 

 

A informação do campo de Local de Retenção do Imposto constante na tela de Manutenção de Lançamentos é demonstrada na coluna LOCAL DE PRESTAÇÃO da tela de ISS-Complementar Informações, para análise e filtro dos lançamentos, conforme demonstrado abaixo:

 

A Obrigação Municipal pode ser gerada da mesma forma em que são geradas as guias de ISS, no Fechamento do ISS do pw.SATI , para que assim o mesmo tipo de formação de guias de ISS possam ser geradas e contabilizadas no pw.SATI e geradas da mesma forma para efeito de recolhimento no site das Prefeituras.

 

Se a apuração da guia de ISS for por Filial não há necessidade de informar nos lançamentos, o local de prestação do serviço.

 

Se a apuração da guia de ISS for por Município, a Interface dos Diretos efetua automaticamente a validação do preenchimento dos locais de prestações, pois sem a informação do local de prestação o sistema não forma as guias de ISS por Município.

 

Versões Tratadas

2.23.0000
2.22.0000
2.21.0000


Pré-Requisitos

Produto:

Nota

Descrição

RIO DE JANEIRO - RJ - Tratamento efetuado nos campos Tipo de Tributação dos Serviços e Código do Benefício do Registro 40 - Declaração de Notas Convencionais Recebidas, referente à Nota Carioca.


Pacotes de Atualização

Versão - 2.23.0000

Arquivo

Versão - 2.22.0000

Arquivo

Versão - 2.21.0000

Arquivo

Informações Complementares

 

Instruções para Atualização de Patch

 

Patch: 33282

Produto: pw.SATI

SubProduto: ARQUIVOS MAGNÉTICOS MUNICIPAIS

Data: 18/09/2014

 

Para a atualização deste Patch, favor seguir as orientações constantes no documento Instruções de Atualização do PW.SATI disponível em nosso Portal de Produtos (http://produtos.sondait.com.br). Caminho: Aplicativos > PW.SATI > Atualizações > Versões: Pacotes do Produto > Aplicador.

A atualização das estações de trabalho NÃO será efetuada pelo Aplicador. O detalhamento deste processo consta no documento Instruções de Atualização do PW.SATI.

 

Para a atualização deste Patch, utilizar a versão 2.1.8 do Aplicador.

 

Conteúdo do Patch:

01_P_ISS_NOTA_CARIOCA_103176_090914_1815.SQL
02_LF_PARAMETROS_ISS_INS_103176_090914_1815.SQL

 

Pré-Requisitos: É indispensável que os seguintes patches já estejam atualizados:

·  Para os clientes que APLICARAM o Service Pack 23: 31395 (Nota 004861).

·  Para os clientes que APLICARAM o Service Pack 22: 31395 (Nota 004861).

·  Para os clientes que APLICARAM o Service Pack 21: 31395 (Nota 004861).

 

Em caso de falha na aplicação, compactar a subpasta LOG_33282 e abrir um chamado no Moebius, anexando este arquivo para o Grupo de Solução #R&D - GERÊNCIA DO CICLO DE VIDA DE APLICAÇÕES.